Açúcar comum, demerara e mascavo

acucar_demerara_mascavo

Hoje em dia com esse pensamento todo fit e orgânico que muitos estão tendo, veio à tona (hahaha) alguns tipos variados de açúcar que vão além do tradicional refinado, branquinho e fininho que todos conhecem.

Aqui em casa eu tenho o refinado tradicional, comprei há uns meses o demerara e final de semana passado comprei o mascavo para experimentar.  Qual a diferença entre eles?

acucar_demerara_mascavo

Há uma diferença significativa nos nutrientes deles pois quanto mais processado, mais branco e fino fina e mais nutrientes e ele perde ao longo do processo.

O açúcar refinado branco passou por muitos processos e recebeu muitos químicos e quase não tem nutrientes, o demerara passou por refinamento mas ainda mantém os nutrientes por não ter sofrido ação de químicos e o mascavo é o mais puro de todos sem refinamento, sem químicos e cheio de nutrientes.

Em questão de calorias eles são bem parecidos! Quando se fala em cortar o açúcar brando refinado da alimentação é por questões de uma vida mais natural com menos processos químicos e mais nutrientes.

No sabor a variação maior é do mascavo que tem um gosto mais caramelizado que eu AMO, principalmente nos chás quando adoço. Muitas pessoas falam que ele é bem pouco doce, que tem que colocar muito para adoçar…Eu não senti isso, ele é levemente menos doce só. O demerara é docinho mas o seu grão é muito grande, demora para dissolver e adoçar as coisas, ai as vezes a pessoa acaba colocando muito numa bebida por exemplo e quando chega no final dela tá aquele melaço ahaha! Tem que colocar e mexer bem e esperar dissolver, isso deixa ele meio chato para receitas. Já o mascavo e o refinado são bem fininhos e dissolvem rápido.

Aqui em casa após esses testes vou ficar com o mascavo por ter um gostinho mais de caramelo e por ser fininho, fácil de dissolver. Além de ser o mais natureba de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *