Como comprar online sem errar

10873901266_86266d2b6f_b

Eu já compro pela internet há muitos e muitos anos e ainda não tive nenhum tipo de problema com fraudes ou clonagem. Mas creio que isso tenha um motivo bem específico e está nos cuidados que podemos tomar quando formos comprar qualquer coisa pela rede. Então vamos para algumas dicas de comprar online sem errar!

Comprar online sem errar

  1. Limite-se aos sites conhecidos. Grandes sites que estão aí há anos têm excelentes sistemas de segurança e dificilmente lhe trarão problemas.
  2. O site parece bom, mas você não conhece? Pesquisas na internet mesmo podem ajudar. O Reclame Aqui também é uma boa opção, além de dicas de amigos e conhecidos.
  3. Selos de empresas de transações financeiras como o Pag Seguro e Mercado Pago e Pay Pal trazem alguma segurança já que possuem sistemas próprios estabelecidos, mesmo que o site seja um pouco mais “novato”. Isso não se aplica às bandeiras de cartão, elas apenas demonstram quais cartões podem ser usados para pagar a compra, não garantem a segurança do sistema de transações financeiras do site.
  4. Jamais compre de uma empresa que não oferece um endereço físico ou um telefone válido. Você pode ligar para conferir se o número é verdadeiro antes de comprar pelo site. Verificar se há uma página no Facebook também é uma ferramenta de apoio para conhecer melhor a empresa e checar a interação com os clientes.
  5. Ofertas inacreditáveis de empresas que você nunca ouviu falar têm mais chance de ser algum tipo de fraude. Melhor evitar já que milagre, tá difícil até na igreja (rs).
  6. Nenhum site seguro te pede para instalar nada a fim de finalizar uma compra. Qualquer caixa pedindo a abertura de um arquivo executável ou não pode ser vírus ou pior. Não abra e desista da transação.
  7. O mesmo vale para confirmação da compra por link no seu e-mail. Muitos sites fazem essa conferência no caso de cadastro para recebimento de newsletter e ofertas, e isso é normal por conta da lei de Spam. Mas para compras, tudo ocorre dentro da própria página da loja e após a finalização você deve receber só um e-mail simples com o número e os dados do seu pedido.
  8. Alguns bancos oferecem pagamento por débito direto em conta. Essa transação sim, possui vários passos por conta da comunicação com o sistema da instituição financeira. Na dúvida, verifique com o seu bankline.
  9. O uso do cartão de crédito é uma segurança para a loja e uma comodidade para o cliente que muitas vezes pode parcelar o valor em várias vezes sem juros. Mas caso você não queira arriscar, muitos sites têm a opção de pagamento por boleto, sem nenhum envolvimento dos seus dados bancários ou de crédito.

Exemplos de sites com selo de site blindado/seguro. Sites com mais segurança na compra:

comprar online sem errar comprar online sem errar comprar online sem errar - formas de pagamento

Exemplos de site com dados da loja como endereço e atendimento ao cliente:

comprar online sem errar info comprar online sem errar contato

Alterações e cancelamento de pedidos

  1. Confira tudo com bastante cuidado antes de finalizar a compra, pois após o fechamento de um pedido, não é possível alterar nenhum tipo de informação, ou produtos escolhidos, nem forma de pagamento. O jeito é esperar o produto chegar e proceder com a troca ou devolução.
  2. Alguns sites como a Americanas e o Submarino (que pertencem ao mesmo grupo) oferecem a opção de cancelamento diretamente no site enquanto a nota não for emitida. Mas esses são exceção, a maioria das lojas ainda não tem essa tecnologia.
  3. Pedidos que não tiverem pagamento efetuado, sempre são automaticamente cancelados. Se você fez a compra por boleto, mudou de ideia e não pagou, não se preocupe, isso não gera nem multa, nem inadimplência e o boleto pode ser simplesmente descartado.

Trocas e devoluções

  1. A questão do arrependimento na compra online é definida por lei. Até 7 dias após o recebimento da mercadoria você pode pedir a devolução e o total ressarcimento do seu dinheiro sem motivo nenhum, simplesmente porque não gostou do produto. É um direito e nenhum site pode se negar a fazer essa transação.
  2. Dito isso, quanto mais profissional a loja online, mais tranquilo será seu processo de devolução ou troca. Na maior parte das vezes, se você solicitar a troca dentro do prazo, irá receber um código do correio para postagem de volta à loja, sem custo. O resto das suas despesas serão devolvidas após a loja receber e conferir o produto.
  3. Algumas lojas porém, pedem que você banque o envio e incluem o valor no reembolso (você deve digitalizar o comprovante do correio e enviar por e-mail para a loja). Em outras será necessário contato telefônico. Somente as maiores completam todo o processo online, então se não quiser ter muito trabalho além da ida ao correio, pondere bem antes comprar em lojas menores.
  4. Quando chegar sua encomenda, abra com cuidado e guarde todas as notas, lacres e embalagens. Se você não gostar, o melhor jeito de devolver costuma ser na própria embalagem em que o produto veio.
  5. Nunca tente usar primeiro e fazer a devolução depois, mesmo dentro do prazo. Quanto mais intocado o produto estiver, mais rapidamente o seu ressarcimento irá ocorrer. Se for constatado desgaste, seu dinheiro não será devolvido.
  6. Além do reembolso, todas as lojas oferecem a opção de vale-troca. Se você compra com frequência no endereço, pode ser uma boa alternativa para você e demora menos tempo para o valor ser disponibilizado.

Espero que as dicas de comprar online sem errar te ajudem a mergulhar nas ótimas compras sem medo. E lembre-se, os bandidos virtuais estão cada vez mais sofisticados e nada garante 100% uma compra segura. Ficou com a pulga atrás da orelha? Desista da transação. É melhor do que arcar com um mega prejuízo depois. ;)

E no próximo texto, liquidações e peças fora de temporada. Vantagens, desvantagens e como tirar o melhor proveito. Imperdível!

Um grande beijo.

karina

 

Karina Mikowski – Proprietária da loja Zibellini
e expert em outlets online – karina@zibellini.com.br

 

Pechincha da semana: amanhã tem Black Friday e os descontos vão até 80%! Confira aqui os sites participantes.

3 thoughts on “Como comprar online sem errar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *