Como planejo minhas viagens

1b9fe626dc7a08f8713abb66e3ebdd7f

Algumas leitoras já sabem que mês que vem farei uma viagem internacional e por isso decidi montar um post aqui com dicas de como planejo minhas viagens.

10549196_10203650569837532_1905492298024372561_o

Todo ano nós aqui em casa tentamos fazer uma viagem nas férias. Eu já contei aqui no blog que amo viajar e então é todo ano pensando e planejando. Esse ano por conta da crise que me afetou um pouco, nós estávamos pensando em uma viagem pelo Brasil mas acabou que meu marido numa pesquisa achou uma passagem com um preço surreal de barato para o nosso destino (segredinho ainda haha). Então dessa vez foi meio diferente pois não havíamos planejado NADA, compramos a passagem por conta do preço e aí fomos fazer o resto.

Como planejo minhas viagens

Vou colocar aqui por etapas:

1- Escolha do destino – primeiro eu e meu marido conversamos onde gostaríamos de ir e geralmente escolhemos uns 2 destinos diferentes

2- O que fazer nos destinos – começamos então a pesquisar sobre os destinos e o que podemos fazer neles. Tipo atrações, cidades próximas que podemos visitar…

3- Decidir quantos dias – depois de estudar o que é possível fazer, calculamos quantos dias serão necessários para essa viagem

4- Orçamento – sim, geralmente eu faço estudo de orçamento de 2-3 tipos de viagem para comparar o que fica melhor no custo x benefício. Para saber os valores de passagem, atrações, alimentação e etc., nós usamos o Quanto Custa Viajar (que para quem não sabe é um site idealizado pelo meu maridão ahha!). Essa é a parte mais demorada do processo pois eu pesquiso beeeem mesmo os preços para achar os melhores.

14844_10202419208534269_289883055_n

5- Decisão do destino – feito o orçamento, nós vemos qual o que cabe no nosso bolso (ai nesse caso vemos o quanto temos de dinheiro, o quanto precisaremos guardar até a viagem e vemos se é possível). Essa também é uma decisão um pouco demorada pois temos que fazer umas continhas.

6- Compra de passagem e hospedagem – não gosto de organizar uma viagem sem estar com a passagem comprada então é a primeira coisa q fazemos. Claro que rola uma pesquisa em vários sites, vou me inscrevendo em alertas para receber os melhores preços. Depois da passagem vemos a hospedagem mas sem pressa, ficamos sempre de olho no Booking diariamente pois volte e meia rolam ofertas de dia e as vezes conseguimos bons descontos. Claro que não deixamos para reservar em cima da hora.

Tudo isso é feito com 1 ano ou 6 meses de antecedência que é para dar tempo de juntar a graninha que precisamos :) Durante esses meses após a compra da passagem, também vamos aos poucos vendo outras coisas que precisamos para a viagem, exemplo moeda local que vamos comprando aos poucos, roupas diferentes que precisaremos, aluguel de carro, compras de passeios, outras passagens…Vamos diluindo tudo antes de chegar na viagem, assim fica mais fácil o pagamento. Quando se tem mais tempo assim, fica melhor para organizar o financeiro e por isso recomendo pensar na viagem com bastante antecedência.

14212561_10209336072171537_3863895929261819689_n

Essa viagem de novembro não foi planejada antes, compramos a passagem com quase 7 meses antes da partida e durante esses meses fomos nos organizando. Mas não compramos na louca a passagem não, quando vimos o preço, eu fiquei bem uns 2 dias DIRETO fazendo o orçamento da viagem para ver se caberia no bolso para aí comprar a passagem. Foi bem loucura pq esse processo de ver o orçamento é demorado mas eu tinha que ir rápido para não perder a promo da passagem. Então pesquisei tudo o que tinha pra fazer no destino, o que precisávamos, quantos dias, hotéis, passeios….Fiquei bem doidinha mas no fim vimos que com esses 7 meses conseguiríamos e então compramos a passagem e o resto foi o processo normal.

Eu uso a planilha do Google para colocar todos os custos e então compartilho com o Fábio (ou vice-versa), assim vamos alterando juntos. E assim que decidimos e formos comprando, vamos colocando lá o que já pagamos, quanto falta e por aí vai…

Só para vocês terem ideia, eu tinha planilha de estudos p/ ir para Bonito, p/ os cânions de SC e RS e para o Nordeste hahaha! No fim acabou rolando essa viagem que não estava nos planos.

Desde que começamos a viajar juntos (2011), já fomos para: Buenos Aires (2x), Colônia (Uruguai), Santiago e Puerto Varas, Cartagena, Barcelona – Paris – Amsterdã – Torino – Roma – Berlim (Eurotrip), Tóquio – Quioto – Hakone – Hiroshima – Nara – Osaka (tour Japão) – Búzios, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Novembro tem mais e espero que todo ano tenha :D

Com um bom tempo de antecedência e estudos financeiros, acredito que é possível você viajar :) Organização e planejamento são as palavras chaves do processo. A pesquisa também é muito importante! Para não ter nenhuma surpresa financeira no meio do processo, vale a pena gastar muito tempo pesquisando tudo, tipo até o valor da barca que você vai pegar para uma travessia haha!

Aqui no blog já dei dicas de economia em viagens para quem tiver interesse.

Espero que aproveitem as dicas e viagem! <3

Publicado em Viagem

4 thoughts on “Como planejo minhas viagens”

  1. Amanda, você poderia disponibilizar as planilhas que vocês fazem pra gente né?
    Pra dar uma ideia pra gente com o que gasta nas viagens, por exemplo.
    Beijos.

    1. Oi :) Então, cada viagem é uma viagem mas tudo fica em torno na grande parte de atrações, alimentação, transporte, passeios e tours pagos, hospedagem e passagem aérea assim como tem lá no Quanto Custa Viajar. O que vai fora disso é seguro de saúde, aluguel de carro (se for alugar)… Não tem muito mistério :)

  2. Tb amo viajar!!
    Quanto tempo vc fica acompanhando o preço da passagem e hospedagem antes de fechar o martelo ?
    Você já reparou se tem dia melhor pra compra ? Tipo no meio da semana, ou à noite, coisas assim….

    1. Um ano antes :D Como eu coloco notificação e recebo por email não reparei nessa de melhor dia. Tem muita promoção final de semana e de madruga tb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *