Como ter uma horta em apartamento

horta

Algumas seguidoras do meu instagram e do snapchat já repararam que tenho uma horta aqui em casa, muitas até já pediram para falar mais sobre ela e por isso decidi fazer esse post :) Até para ajudar outras pessoas em como ter uma horta em apartamento. Aproveitei também que nesse final de semana passou sobre isso naquele programa da Globo, É de casa.

Aqui em casa na verdade quem cuida das nossas plantinhas é meu marido mas algumas coisas eu sei explicar pois sempre vou junto comprar os produtos e escolher as mudinhas ;)

Para plantar: Vaso com dreno (furos no fundo), pedra de argila, bidim, terra adubada e as mudas

O processo: Primeiro você colocar a pedra de argila e por cima o bidim (uma mantinha). Isso é para a água escorrer sem levar junto a terra. Após o bidim, coloque um pouco de terra (2 dedos) e então coloque as mudas, depois é só preencher de terra, molhar e… tá pronto :)

Cuidados: Molhar sempre que a terra aparentar estar seca. Podar galhos podres. Deixar pegar sol durante 6h/dia. Aqui em casa temos hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha. Já tivemos alecrim, mas como usávamos pouco acabamos plantando mais salsinha pois usamos mais. É muito bom ter uma horta em casa (no nosso caso apartamento) pois sempre temos na mão os temperos bem fresquinhos :)

horta

Volte e meia meu marido coloca terra adubada nova e dá uma afofada na terra. Quando vemos que a plantinha tá meio fraca, já jogamos fora e compramos outras. Tivemos alguns problemas com “pragas” hehehe! Um bicho branco pequenininho começou numa muda e passou pras outras, por isso quando uma já tá ruim, mandamos fora.

Quando viajamos sempre tem gente aqui em casa por conta dos gatos então pedimos para molhar as plantinhas. Mas se você não pode ter alguém, existem algumas maneiras para a rega.

Uma delas é colocar uma garrafa PET cheia de água com a parte da tampa enterrada na areia – você deve tampar e fazer um furo na tampa- do outro lado faz-se uns 3 furos para a água ir descendo e molhando a terra.

Foto: Casal Gastronômico

A outra maneira é colocar barbantes saindo da garrafa cheia de água e conectando na terra. A terra irá puxar a água pelo barbante conforme for ficando seca.

Foto: Amo muito meu planeta

Aqui em casa optamos por colocar no chão pois nas paredes temos umas prateleiras pros gatos subirem, mas quem tiver parede livre, é uma ótima opção, fica lindo :)

11149324_775584485883154_1877543249930622719_n

Ervas boas para plantio em apartamento: Hortelã, manjericão, salsinha, alecrim, coentro, cebolinha, tomilho, orégano

É muito fácil e barato, super recomendo ter uma horta em casa (ou apartamento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *