Dicas para trabalhar em casa

trabalhar-em-casa

Hoje resolvi dar umas dicas para trabalhar em casa bem pessoais pois estou há 8 meses trabalhando em casa em período integral, antes disso trabalhei meio período em casa por 1 ano até me decidir em tocar meus projetos pessoais full-time.

Existem diversos trabalhos onde é possível trabalhar de casa e não vou entrar em detalhes nisso, o que importa é que nenhum funciona se você não tiver disciplina. Vamos às minhas dicas:

1- Tenha um horário fixo – o mais fixo que puder, afinal tem muita gente que vai atender cliente fora, mas se você trabalha como eu, na frente do computador e no máximo atende telefone, tente trabalhar em horário comercial. Acorde cedo todo dia, tenha um horário de almoço e não se esqueça de encerrar o expediente. Palavras da experiência: trabalhar além da conta e muito perto da hora de dormir não faz bem, você fica agitada e pode ter uma noite de sono péssima. Nada de tirar sonecas durante o dia! Durma bem para não ficar cansada e ser obrigada a tirar soneca. Eu só tiro quando estou com enxaqueca.

2- Troque de roupa – mesmo que você não vá atender ninguém pessoalmente, acorde, lave o rosto, tome um café da manhã e troque de roupa. Tudo isso ajuda você a entrar no clima de trabalho e sair também (depois do expediente, tome aquele belo banho e coloque um bom pijama rs…). Não precisa ser roupa chique, eu sempre uso roupas confortáveis, mas não é pijama :D

3- Cuidado com as distrações – outras pessoas em casa, animais, Facebook…Tudo isso atrapalha. Deixe claro para as pessoas da sua casa, que você está trabalhando e não gostaria de ser incomodado.

Eu sei que animais são fofos, eu tenho 2 gatos aqui em casa mas tento não dar muita bola para eles durante o horário de trabalho. Se você tem algum animal mais barulhento, tente deixa-lo confortável com tudo o que ele precisa e feche a porta do seu escritório.

Como você não segue a regra de nenhuma empresa, cuidado com o acesso frenético ao Facebook e outros sites de entretenimento, eles podem te desconcentrar além de perder muito seu tempo.

4- Se alimente bem mas não muito – tome café da manhã, tire SIM uma pausa para o almoço e um lanche da tarde. É importante se manter bem alimentado, não é porque você está em casa que vai ficar comendo só miojo. Uma dica, faça a comida em grande quantidade no final de semana e separe em potes para descongelar durante os dias caso você não queira sair de casa para almoçar. Ai você não perde tempo fazendo comida todo dia. Mas também cuidado para não comer freneticamente. Tem gente que fica roendo o dia inteiro alguma coisa quando está em casa rs… Também evite refeições pesadas como uma feijoada pois a tentação da cama perto de você é forte :D

5- Tenha um ambiente bom para o trabalho – melhor coisa é ter uma mesa com suas coisas, seu computador…Ficar trabalhando na cama com notebook vai te dar dos nas costas e seu trabalho não irá render muito. Aqui em casa temos cadeiras de escritório e aquele apoio para o pé para manter uma posição correta. Tudo isso te ajuda a concentrar no trabalho e faz bem pra sua coluna.

É engraçado porque sempre escuto gente falando que se fosse trabalhar em casa não colocaria despertador, não trocaria de roupa, não teria horário fixo… Gente é trabalho né? :) Se você trabalhasse fora, teria que fazer tudo isso e muito mais então…Tem que fazer pois quando se trabalha em casa, o financeiro depende MUITO de você, pois se você não produz, o dinheiro não entra não é mesmo?

Alguém aqui trabalha em casa? Comenta com suas dicas :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *