Mamografia e preventivo

Patient having breast scan in hospital, nurse assisting, side view

Você mulher cuida da sua saúde? Faz mamografia e preventivo todo mês? Hoje vamos tratar de um assunto sério no blog, a saúde da mulher.

mamografia

É já muito divulgada a questão da importância do exame de toque e a mamografia para detectar o câncer de mama, mas a mídia fala muito nisso para quem tem mais de 40 anos, meninas mais novas não entram nesse grupo…

Você sabia que: primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama (INCA)? Não só mulheres com caso na família correm risco, meninas novas estão sendo ignoradas por essas campanhas e estão morrendo de câncer de mama antes de completar 40 anos.

Mês passado perdi uma prima que não tinha 40 anos após uma luta de quase 3 anos contra o câncer de mama. Ano passado uma moça do meu antigo trabalho fez quimio com 31 anos de idade. Casos de moças jovens com câncer de mama estão crescendo cada vez mais.

Por isso é muito importante que se faça mamografia e ultra sonografia todo ano quanto mais cedo possível. Não sei como está funcionando o SUS pois eles só recomendam pacientes acima de 50 anos a fazerem a mamografia. Mas se você tem um plano de saúde, vá até seu(sua) gineco e peça esses dois exames todo ano!

Além da mamografia é muito importante também fazer o preventivo que é o exame que detecta o HPV. Parece besteira mas o HPV é um dos principais causadores de câncer do colo do útero e 70% das mulheres entrarão em contato com o vírus na sua vida sexual. Não é a toa que o governo já está dando vacina contra o HPV de graça para adolescentes. No SUS eles fazem o papanicolau sem restrições e de graça.

Eu vejo por aí que muitas meninas ainda não dão bola para isso, procuram um ginecologista só quando acontece alguma coisa. O ginecologista deveria ser um médico de rotina assim como um dentista por exemplo.

Já faço o preventivo há tantos anos que já não me lembro, a mamografia comecei a fazer o ano passado e logo farei a minha 2a, exame de rotina de todo ano! Tenho na minha família caso de câncer em tudo quanto é lugar em tudo quanto é parentesco, por isso preciso estar com a atenção redobrada.

É muito importante se cuidarem meninas! Não tenham vergonha ou medo de ir a um ginecologista, não tenham medo da mamografia e do preventivo, são exames rápidos que podem salvar sua vida.

2 thoughts on “Mamografia e preventivo”

  1. É verdade prevenir é sempre o melhor, eu faço todo ano tbm, não faço mamografia, só ultra sonografia, mas tenho histórico na família e sempre fico atenta a qualquer coisa que possa ser anormal nos seios e ate mesmo nas axilas. Qualquer bolinha que aparece eu corro pra fazer exame. Graças a Deus nunca apareceu nada grave! Parabéns pela iniciativa Amanda, espero que as mulheres vão com mais frequência no ginecologista. =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *