Novos hábitos – evitando carne

4697504262_fda4833e76_b

Quem me acompanha no snapchat (mand.santiago) já percebeu que ando comendo umas coisas diferentes e partindo para uma alimentação mais vegetariana…

Não faz muito tempo que um dia meu marido chegou em casa com uma dica de vídeo para vermos no Youtube. O vídeo é do Gary Yourofsky um vegano que luta fervorosamente por essa causa. No vídeo ele dá uma palestra completa onde explica porque não deveríamos consumir qualquer produto animal.

Para quem quer assistir o vídeo eu já digo de cara: preparem-se pois você vai chorar muito e sentir nojo da raça humana. O vídeo é longo e tem cenas de como funciona a indústria da carne (boi, peixe, frango e porco) além do leite. São horríveis e revoltantes.

Fora isso, tem toda uma parte muito interessante onde ele comenta que nosso corpo não foi feito para ingerir proteína animal, é bem interessante a explicação cientifica, fala de doenças como o câncer e infartos que estão matando cada vez mais…

Enfim, esse vídeo nos fez querer mudar.

O leite eu não consumo tanto pois já tenho meu problema de intolerância à lactose e não consumo leite em casa (poucas vezes qndo tomo café, pq odeio café e preciso colocar leite e canela para tomar e ficar acordada), as receitas que faço em casa tb evito colocar leite e derivados por conta do problema. Já ouvi várias pessoas que não eram intolerantes como eu, comentarem que pararam de consumir leite e tiveram grandes melhoras em problemas respiratórios como renite.

Comecei a pensar que realmente pode ser real essa de que nosso corpo não foi feito para consumir proteína animal e isso a longo prazo pode nos causar muito mal. Por isso começamos aos poucos a mudança por aqui. Claro que não é de uma hora para outra que vamos virar vegetariano ou veganos, consumimos carne direto por muitos anos, sentimos que é preciso ir com calma.

De carne no momento estamos só consumindo de frutos do mar, porco não temos muito costume de comer e não faz falta, para a carne de frango e boi estamos trocando pela soja. E eu vou te contar que além de gostoso, dá uma BELA economia ;)  500 gr de soja como essa da foto acima sai por menos de R$ 6 e rende muito pois você hidrata e ela cresce. Uma xíc para 2 pessoas dá com sobra para cada refeição.

Rolou hambúrguer vegetariano hoje ???? depois coloco a dica no blog ???????? Uma foto publicada por Blog Amanda Santiago (@mand.santiago) em

No meu snapchat e instagram eu já mostrei hambúrguer de soja, soja estilo carne moída com pimentão, moqueca de soja… Tem muita gente que têm preconceito com a soja mas se você preparar bem, temperinho de casa como fazemos aqui, cai muito bem em todos os sentidos ;)

Sentir falta de carne? Olha, teve um dia que eu desejei comer um hambúrguer do Madero de carne (e o fiz), mas fora isso não… Outro dia fomos num restaurantes de carne com minha família, todo mundo comeu picanha, mignon e etc e eu e Fábio fomos de peixe. Olhei para os pratos ao lado e não senti nada, não senti vontade, saudades, desejo… Acho que as cenas do vídeo foram tão marcantes que você acaba mesmo bloqueando a vontade.

Moro ao lado de uma churrascaria e nesse momento está vindo um cheiro forte aqui em casa, é tentador sim, mas não é nada que me faça sair correndo para lá. Acho que consigo cortar a carne sem problemas, agora não me deixem sem chocolate ahahahha!

É um processo longo até chegarmos no consumo apenas de vegetais mas uma hora chegamos lá, e vocês podem acompanhar essa minha aventura no snapchat e no instagram. Vou fazer posts aqui também com as receitas e dicas :)

Para quem é vegetariana e vegana, aceito dicas de receitas e qualquer outra que seja válida!

Quem sabe 2016 seja realmente um ano de mudança?!

17 thoughts on “Novos hábitos – evitando carne”

  1. Oiiiii. Sou super a favor desse modelo e concordo com tudo que você escreveu. Mas, não querendo ser chata (mas, já sendo), cuidado com a soja, principalmente as transgênicas.
    Ando lendo sobre os prejuízos para a saúde que ela pode trazer, principalmente para a saúde da mulher.
    Olha, não é fácil se alimentar corretamente, né? Fiquei chocada quando a nutricionista me falou alguns dados…
    Mas quero apenas dar uma dica para prestar atenção no consumo em excesso da soja.
    Um beijo e parabéns pela iniciativa e falar conosco sobre esse assunto do consumo de carne!

    1. Oi Joana! Eu sei que consumir soja sempre não dá, ando variando bastante aqui em casa com alimentos só de vegetais :) Pretendo ainda procurar uma nutri vegetariana para me orientar melhor :) Obrigada pelas dicasss! bjs

  2. Oi Amanda… Também estou tentando fazer esta transição. Mas tem que se informar bastante… Inclusive sobre a questão da vitamina b12 que temos que tomar quando não ingerimos nada de origem animal. Eu ainda não consigo abrir mão de derivados de leite, ovo e peixe. Mas já sinto uma melhora na disposição e no funcionamento do corpo no geral. Dizem alguns artigos que não podemos limitar muito a alimentação vegetariana a soja, por isso tentei incluir também muitos grãos, como quinoa, grão de bico, lentilha e etc. Descobri uns blogs com algumas receitas que fizeram meu pensamento abrir muito sobre isso… Que são esses:
    http://temperoalternativo.com.br/
    http://www.ilovevegan.com/
    http://blog.veganana.com.br/

    Beijos!

    1. Oi Fran! Não sabia essa da vitamina, vou me informar :) É verdade que não dá para ficar comendo soja, ando aprontando outras receitas só com vegetais e quinoa :) Ontem comprei grão de bico pra fazer pois adorooo! Vou ler os blogs q vc indicou. Obrigada bjssss

  3. Olá Amanada, estou na mesma transição, que a sua! E parabéns pela iniciativa :)
    Me uma coisa, qual é o nome do vídeo?

  4. Oi Amanda!Se lhe interessar,leia esse post aqui:http://belezavegan.blogspot.com.br/2013/09/soja-nao-acredite-em-tudo-que-le.html
    Tem muita gente crucificando a soja,mais ela não é só vilã!E faça o favor de compartilhar suas receitas aqui no blog,estou querendo MUITO!
    Parei o consumo de carne vermelha e de frango,só não parei o peixe porque minha mãe está preocupada.Realmente acho que vou procurar uma nutricionista para me orientar melhor.Acho uma crueldade gigante,mais ainda assim não tenho condições psicológicas de assistir a esse vídeo.Não mesmo.Mais vou indicá-lo para as pessoas que pensam mais com a barriga que com o coração.Todo dia é uma pequena luta para mim.Ainda não comecei a testar receitas vegetarianas porque estou em processo de mudança de casa e é muita correria,mais eu vou começar a testar para sair dessa de que no prato TEM QUE TER CARNE animal.Afe!
    Ah,dê uma olhada nesse canal do Youtube,é maravilhoso!:https://www.youtube.com/user/PresuntoVegetariano
    Estamos juntas <3

    1. É verdade Layni, meus pais acham q tem q ter carne sempre. Eu estou com uma alergia e comentei com meus pais e meu pai falou q era falta de carne (hahah!). Minha mãe tb fica preocupada, ai hj mandei para ela foto do meu almoço (lentilha, abobrinha e arroz integral) e ela “tem que ter a proteína da carneee” ahuahuah! Vou continuar com o consumo da soja mas sem utilizar sempre. Acho que será difícil largar os frutos do mar pois sou viciada em sushi e sashimi, então se conseguir ficar só com eles tá de bom tamanho :) Bjs e boa sorte pra nós!

  5. Oi Amanda. Também estou buscando uma alimentação mais saudável. Ainda não parei de consumir carne, mas reduzi bastante. Sobre o leite, tenho uma amiga que tem intolerância a lactose e está aderindo a alimentação vegana. Ela tem consumido o leite de amendoim, que faz em casa, e afirma ser bem gostoso, que pode ser ingerido com café (é o que ela faz). A receita está nesse endereço, se te interessar: http://presuntovegetariano.com.br/receitas/vegan/leite-de-amendoim/

    1. Obrigada Tati! Eu comprei o leite de castanha de caju e não curti muito, quero fazer o de amêndoas pois gosto bastante delas, acho q vai ficar delícia :D bjjjsss

  6. pode parecer loucura, mas sempre que me bate vontade de comer carne eu asso uma berinjela com bastante temperinho no forno e super mata a vontade :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *