Papo sério sobre consumo

consumo

Hoje vamos falar de um assunto que muitas pessoas falam mas é difícil da população prestar atenção. Eu sei porque eu mesma sou uma vítima de um consumo meio que desenfreado e mesmo vendo posts sobre armário cápsula, upcycling e outros de assuntos que visam evitar o consumo exagerado, eu nunca parei realmente para pensar sobre tudo isso.

Outro dia estava vendo propagandas antigas, da década de 90 e me impressionei com uma de televisão que dava 40 meses de garantia. Fiquei chocada pois nunca vi nos dias atuais uma propaganda de televisão que fala em garantia de 40 meses (pouco mais de 3 anos). O que vemos hoje em dia de garantias assim grandes são de carro e não de eletrodomésticos e eletrônicos em geral.

Falando sobre isso com meu marido ele me mostrou esse documentário que eu recomendo muito que você assista para entender o que está acontecendo com o mundo.

Me impressionei demais com o documentário pois é um problema real do meu dia-a-dia e nunca pensei no tanto de lixo, principalmente eletrônico que eu causo e que toda a população causa. Tenho iPhone desde o lançamento do 4S (meu 1° suadinho que parcelei em 12x na TIM), ele estava indo muito bem pois sempre cuido bem das minhas coisas, mas depois de algumas atualizações a bateria dele simplesmente não durava NADA. Do nada começou a sumir minha bateria, sem que eu tivesse feito algo de diferente. Nisso meu marido acabou me dando um iPhone 5 semi novo que era dele e comprou um outro cel para ele. Comecei a usar e sempre cuidando bem, até que após algumas atualizações de sistema a câmera começou a ficar uma porcaria. Como eu tenho o blog, ter uma câmera legal no cel é importante para o meu trabalho e comecei a ficar chateada com isso. Meu marido então me deu um novo iPhone, agora estou com ele, o 6. Já fiz algumas atualizações e nada aconteceu AINDA mas pelo que vi na minha experiência própria e nesse documentário, não vai demorar muito para alguma coisa acontecer de ruim para que eu sinta vontade e/ou necessidade de comprar um novo. Isso tudo ocorreu acredito que num espaço de 3 anos!

Hoje em dia nada é feito para durar para sempre, esse sistema de capitalismo acabou criando um consumo exagerado das pessoas visando somente o lucro e não o meio ambiente. Mas o que isso resultou? Toneladas de lixo! Lá no Japão eles estão criando ilhas artificias apenas para jogar lixo. No documentário mostra contêineres cheios de lixo sendo despejados na África, como se aquela terra fosse para descarte… Gente, como assim?! Para tudooooo!

Eu nunca fui ignorante para esse assunto mas ao ver esse documentário realmente abri os olhos para muitas coisas. Posso dizer que apesar de ter um blog sobre moda, compras baratas e compras na China, eu consumo pouco de roupa. Poderia ser menos ainda? Claro! Mas tudo é questão de adaptação. Já gravei um vídeo onde eu faço um desapego e conto que vou começar a comprar com mais critério e calma, ver só aquilo que realmente preciso, que vai realmente cair bem e que vou usar por muito tempo.

Nunca fui de comprar muito pois valorizo o meu dinheiro e acho que ele deve ser gasto com experiências como viagens e cursos do que com bens materiais. Vejo muitas pessoas comprando várias sombras, vários batons, roupas e por aí vai sem uma real necessidade, inclusive já comentei nesse post. Mas nunca tinha pensado no lado real do meio ambiente, como fica nossa casa (nosso planeta) com tudo isso e realmente é assustador!

O documentário comenta sobre a lâmpada LED. Quem me acompanha no snapchat sabe que reclamei de ter comprado uma lâmpada LED por R$51. Até comentei que ela tem garantia de 20 anos e achava ruim pois não sei se vou querer aquela lâmpada daqui a 20 anos, eu queria pagar menos… Queria pagar menos e ajudar a piorar as condições do nosso planeta né?! A nova tendência da economia é voltar a fazer produtos que durem mais anos para que a gente tenha uma planeta para morar por muitos anos. Os produtos serão mais caros claro pois você está comprando qualidade e as empresas precisam sobreviver. Afinal eu vou comprar uma nova lâmpada só daqui 20 anos!

Claro que toda essa economia nos fez avançar muito em tecnologia, se não houvesse toda essa correria para criar novos produtos (que são criados a cada 3 minutos hoje em dia!) não teríamos tanto avanço. Mas chegou a hora de frear e pensar no nosso planeta.

Até ver o documentário eu estava moldada conforme a obsolência programada, não enxergava o real e sério problema disso tudo e espero que compartilhando com vocês, possa abrir os seus olhos também :) #consumoconsciente 

3 thoughts on “Papo sério sobre consumo”

  1. Eu venho pensado muito nisso… Uma vez dei aula de Meio ambiente e me indicaram o filme “A origem das coisas”. Tem no Youtube. Muito bom também! Assista se puder…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *