Roupas de garrafa PET

roupas-garrafa-pet

Então meu povo! Quem me acompanha no snapchat mand.santiago já me viu comentar sobre o problema do consumo desenfreado, de desperdício e da obsolecência programada. Hoje estava navegando na web e me deparei com essa matéria super legal falando que a Malwee lançou uma coleção outono-inverno com roupas feitas a partir de garrafa PET.

PETModa
foto: Malwee

Mas como assim garrafa PET gente? Calma que te explico: dá para fazer um fio de poliéster a partir da PET, afinal todo esse material é sintético e vem do petróleo. Então junta vários fios e você consegue uma roupa! TADAMMM!

Com apenas uma garrafa PET de 600 ml é possível fazer uma camiseta adulta e, com quatro, uma calça comprida.

Mas ok, vamos lá então, isso é legal pois sabemos que derivados de petróleo são super demorados na decomposição e isso acaba prejudicando todo o meio-ambiente. A ideia de transformar esse plástico que ia para o lixo em roupas é ótima.

Há a desvantagem de que peças de poliéster são mais quentes,  abafadas, elas não deixam sua pele respirar, então pode não ser muito vantajoso para quem mora em cidades quentes. Mas se você for reparar no seu guarda-roupa, muitas peças são de poliéster. As fast fashions usam muito pois é um produto muito mais barato do que a fibra natural como o algodão e assim eles podem trabalhar preços mais interessantes (e ao mesmo tempo lucrar pra caramba).

Esse vídeo explica um pouco mais sobre o processo de fabricação:

Marcas lá fora já usam fios feitos de garrafa PET e no Brasil estamos apenas começando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *